Embora pareça simples, realizar uma avaliação de imóveis demanda muito conhecimento de mercado, pesquisa, análises da planta do imóvel, da área construída, até mesmo dos materiais em que ele é feito e tudo mais.
Por isso que, quando se pensa em avaliação de imóvel, não deve tirar conclusões precipitadas de que é algo simples a se fazer ou que qualquer um pode fazer. Posto isso, veja a seguir, neste artigo, quanto em média, pode custar uma avaliação de imóveis.
Quem pode realizar uma avaliação de imóveis?
Para entender alguns fatores da cobrança pelo serviço realizado ao avaliar um imóvel, entenda primeiro quem pode, efetivamente, executar essa tarefa. Por lei, apenas três profissionais têm licença para definir, via laudo, o valor de um imóvel. Esses três são:
● Engenheiros - Um profissional com formação acadêmica a nível superior de engenharia, por uma instituição reconhecida pelo Estado, com o cadastro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) ativo.
● Arquitetos - Um profissional com formação acadêmica a nível superior de arquitetura, por uma instituição reconhecida pelo Estado, com o cadastro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) ativo.
● Corretores de imóveis - Um profissional de formação acadêmica a nível superior, no caso da área de Gestão Imobiliária ou na formação acadêmica a nível técnico, no caso da área de transação de Imóveis, com o CRECI (conselho Regional de Corretores de Imóveis) ativo.
Lembrando que empresas especializadas como a LEAD Consultoria oferecem esse serviço através de profissionais competentes, experientes e habilitados.
Enfim, é por exigir um nível de conhecimento que só pode ser aprovado através da conclusão de cursos específicos, em instituições sérias, aprovadas pelo MEC, para realizar uma avaliação de imóveis que, em muitos casos, o valor cobrado para este serviço é visto como um valor alto.
Mas isso é colocado apenas por pessoas que não entendem o empenho e o conhecimento necessário para executar tal serviço diante das leis normativas de avaliação de imóveis, a NBR 14653.
Como se faz a avaliação de imóveis?
Para se ter uma ideia da complexidade de avaliação de imóveis, além de apenas três profissionais de áreas distintas terem aprovação jurídica para a elaboração de laudos com os valores de imóveis calculados; para realizar esse cálculo, o profissional tem apenas cinco escolhas a fazer diante a lei NBR 14653 de avaliação de bens.
Segundo essa lei, apenas cinco modos podem ser utilizados para calcular, realizar a avaliação de imóveis que são:
● Método comparativo
● Método involutivo
● Método evolutivo
● Método de capitação de renda
● Método de custo
Quanto custa uma avaliação de imóveis?
Para finalizar, o custo, em média, de uma avaliação de imóveis dependerá da localidade do imóvel, do tamanho da área construída que será analisada, entre outros aspectos. Esse valor, no entanto, normalmente se estabelece a 1% do valor total do imóvel. Mas há variações de empresa para empresa. Consulte, por exemplo, a LEAD. Essa é uma empresa de consultoria que pode tirar essas e outras dúvidas quanto aos custos de uma avaliação de imóveis.
Caso precise de mais informações, entre em contato com a LEAD através do formulário de contato. Se conhecer alguém que procura entender um pouco mais sobre avaliação de imóveis, compartilhe esse artigo. E se quiser realizar alguma consultoria, entre em contato com a LEAD.