A avaliação de imóvel para garantia bancária é sempre requerida em caso de uma solicitação de empréstimo, como no caso de um financiamento. A partir daí, o laudo da avaliação vai muito além da análise comparativa com outros imóveis semelhantes localizados na mesma região, da mesma forma que costuma ocorrer no caso de compra ou venda de imóvel.
Quer saber quando você deve fazer uma avaliação de imóvel para garantias bancárias? Continue com a gente e confira!
Quais são as recomendações de avaliação de imóvel para garantias bancárias?
As recomendações para avaliação de imóvel para garantias bancárias precisam de várias informações sobre o padrão do imóvel, bens e direitos sobre ele, como infraestrutura da propriedade. Podemos considerar também outros pontos importantes para determinação do preço do imóvel no mercado, que ajudará a servir como base para definir o valor do financiamento.
Quais são as condições limitantes para avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Como em qualquer avaliação, na avaliação de imóvel para garantias bancárias,a propriedade usada para garantia bancária necessita seguir todas as normas da ABNT, ou seja, o avaliador (corretor de imóveis, engenheiro, arquiteto ou agrônomo devidamente registrados) precisa analisar toda a documentação do imóvel e averiguar se vai ser o suficiente para fazer o laudo. A principal questão que precisa ser analisada nas documentações é o registro da área construída. Porque caso haja alguma área nova que foi construída e ela não estiver na planta original, pode colocar todo trabalho abaixo. Nesse momento, o avaliador precisa saber de antemão se a financiadora aceitará a inclusão da nova área no valor do imóvel. Já sobre os imóveis rurais, o avaliador deve ficar atento em relação à liquidez das benfeitorias, especialmente aquelas classificadas como não produtivas, como pista de pouso, por exemplo.
Quando os passivos ambientais são analisados na avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Caso a propriedade pertença a uma empresa, durante a avaliação de imóvel para garantias bancárias os passivos ambientais serão analisados. Para entender mais: passivo ambiental é um conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, com a finalidade de promover investimentos em benefícios ao meio ambiente. A avaliação executada já tem a suposição que o bem não tenha passivos ambientais. Já que essa parte de mensuração de passivos, ela costuma ser muito onerosa além de demorada, para que seja averiguado possíveis riscos ambientais.
Qual é a validade dos laudos de avaliação de imóvel para garantias bancárias?
A validade do laudo da avaliação de imóvel para garantia bancária é definida pelo banco. A financiadora define os prazos através da viabilidade da negociação.
Para saber mais sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias...
Quer saber mais sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias? Deixe sua pergunta no formulário!