Quando um casal acaba se apaixonando e opta por dividir as escovas de dente, a última coisa que passa pela mente é que um dia esse relacionamento dará errado ou chegará ao fim. No entanto, quando isso de fato acontece, dúvidas e conflitos nascem e, com eles, surgem gastos altos e inesperados.
Para minimizar problemas e problemas de cunho financeiro, vamos entender como atua a avaliação imobiliária para partilha de bens? Continue lendo o artigo preparado exatamente com essa finalidade!
Entenda: o que é avaliação imobiliária
A avaliação de imóveis seria o conhecimento de uma propriedade unindo a uma pesquisa detalhada das condições do imóvel estudado. Para que isso ocorra, o avaliador deve ter ciência das características positivas e negativas dos imóveis em geral. Para que através da avaliação imobiliária para partilha de bens seja possível chegar a um valor justo.
Qual é o principal objetivo da avaliação imobiliária para partilha de bens?
No caso da avaliação imobiliária para partilha de bens, ela ajudará a fornecer um parâmetro para que seja possível identificar se a propriedade está de acordo com o mercado imobiliário, com a finalidade de definir um valor justo para a divisão.
Como proceder para avaliação imobiliária para partilha de bens?
Como existem muitos conflitos no momento de dividir o bem, na intenção de minimizá-los, o ideal é contratar um profissional especializado para definir o valor do imóvel. O outro lado da moeda, é também compreender sobre o mercado imobiliário atual.
Quem são os profissionais indicados para fazer a avaliação imobiliária para partilha de bens?
O profissional mais indicado para essa tarefa é o corretor de imóveis, devidamente registrado no CRECI e especialista nesse tipo de atividade. Ele usará o método comparativo direto de dados, emitindo um documento chamado de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.
Além disso, engenheiros, arquitetos e agrônomos credenciados a suas classes e sendo especialistas em avaliação de imóveis também podem fazer a avaliação imobiliária para partilha de bens.
Quais são as principais vantagens da avaliação imobiliária para partilha de bens?
Podemos destacar os seguintes pontos como vantagem na realização da avaliação imobiliária:
-
Maior segurança na atualização de ativos imobiliários, já que há situações que resultem em valorização ou desvalorização do imóvel;
-
Credibilidade no serviço realizado, principalmente em questão de o avaliador não ter envolvimento pessoal na negociação da propriedade.
Para saber mais...
Quer saber mais sobre avaliação imobiliária para partilha de bens? Deixe sua pergunta no formulário!