Se você nunca ouviu falar em um laudo de avaliação de imóveis, aqui, neste artigo, você entenderá para que serve um. No entanto, saiba de antemão que, embora você tenha recursos para comprar, alugar ou queira vender seu imóvel para alguém numa situação financeira privilegiada, você não pode simplesmente trocar o imóvel por dinheiro ou por qualquer outro meio sem um laudo que confirme essa transação.
Posto isso, entenda que você precisará de um laudo para finalizar qualquer transação imobiliária, independentemente de para quem ou como será feita essa negociação. Para ser uma transação legal perante a lei, você deve ter um laudo de avaliação de imóveis.
Qual a finalidade de um laudo de avaliação de imóveis?
Embora pareça algo complicado ou muito burocrático, um laudo de avaliação de imóveis tem como finalidade registrar, por escrito, os motivos pelo qual você quer sintetizar este laudo. Deixe claro o porquê de você querer um laudo de avaliação de imóveis dizendo de forma direta se pretende vender, alugar ou comprar aquele imóvel.
O laudo de avaliação de imóveis também deve especificar características deste imóvel. Portanto, certifique-se de que o profissional que está elaborando este laudo para você coloque as informações corretas quanto ao imóvel. Nessa descrição, coloque as medidas como a área do terreno e a área construída do imóvel. Outro tópico importante é o material de que o imóvel é feito, se ele é drywall, se é alvenaria, madeira ou de algum material.
Quanto mais detalhado for o laudo ao explicar para que você precisa de um, melhor será. Este laudo dará o aval para que sua solicitação de venda, compra, locação ou mesmo alienação, seja efetuada com sucesso.
Qual o tempo de validade de um laudo de avaliação de imóveis?
O tempo limite de validade de um laudo de avaliação de imóveis é de doze meses, ou seja, um ano. Este é o prazo que você terá para realizar toda a transação via cartório, perante lei, daquilo que você deseja. Portanto, ao menos que já tenha tudo bem encaminhado, elaborar um laudo antes da hora pode ser desperdício de tempo e dinheiro.
Por ter um custo relativamente alto, o laudo de avaliação de imóveis normalmente é feito quando o negócio já foi finalizado e confirmado pelas partes do processo de venda, compra ou locação.
Agora você já sabe para que serve um laudo
Então, caso conheça alguém que pretende realizar alguma transação imobiliária e precise de ajuda ou orientação, compartilhe este artigo com ela. Indique também que ele procure pela LEAD. Esta é uma empresa especializada em avaliação de imóveis e vai auxiliar tanto a você quanto às pessoas que precisarem de ajuda. Caso tenha dúvidas e comentários, entre em contato com a LEAD através do formulário de contato.