A norma técnica de avaliação de bens (NBR 14653) traz em seu documento cinco métodos que podem ser utilizados para avaliação de imóveis. Na norma técnica está descrito como proceder nesses processos. Como é uma regra normativa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), caso uma avaliação de imóveis seja feita de forma irregular ou que não siga os padrões normativos, ela não é considerada legítima. Por isso é importante conhecer. Saiba mais!
Quais são os cinco métodos?
Os cinco métodos oficiais autorizados de avaliação de imóveis da NBR 14653 são:
-
Método comparativo de dados 1 de mercado com a organização, por fatores;
-
Método comparativo direto de dados de mercado como organização, por inferência estática;
-
Método involutivo;
-
Método evolutivo;
-
Método da capitalização de renda.
Conheça detalhes sobre cada um
O primeiro método citado de avaliação de imóveis, o método comparativo de dados 1 de mercado com a organização por fatores, é o mais utilizado pelas consultoras, também muito utilizado pela LEAD para melhor avaliar os imóveis das regiões que atuam. Neste método, a avaliação de imóveis é feita por meio de comparação de valor de mercado do imóvel. Uma comparação de preços da região de imóveis similares ao avaliado.
No segundo caso, o método comparativo direto de dados de mercado como organização por inferência estática, utiliza uma mesma mecânica comparativa do primeiro, no entanto, com a distinção do uso de cálculos estatísticos para obter o valor do imóvel. Para isso, é necessário realizar uma comparação quanto às ofertas e transações recentes da região e do próprio imóveis, juntamente a outras variáveis pertinentes ao imóvel.
O método evolutivo é utilizado em caso de um imóvel construído num terreno que tenha sofrido constantes benfeitorias. Nesse cenário, o valor da área construída é calculado independentemente do valor do terreno, quando não encontrado imóveis semelhantes para que seja determinada uma média.
O método involutivo determinará o valor o imóvel com base na capacidade de aproveitamento eficiente. Esse método é utilizado para imóveis rurais de grande escala, empresas, galpões, fábricas entre outros imóveis para fins lucrativos. Com esses critérios e outros termos mais técnicos, pode-se determinar o valor de um empreendimento.
O método de capitalização de renda, semelhante ao método involutivo, utiliza o poder de capitalização do imóvel para determinar seu valor. Nesse caso, o valor de capitalização é tido como o valor de aluguel que ele pode fornecer. Diante desse número a avaliação de imóveis, como outros fatores mais técnicos, o valor do imóvel é desvelado.
Alguma dúvida sobre os cinco métodos de avaliação de imóveis?
Caso tenha dúvidas sobre esse conteúdo, entre em contato conosco clicando aqui e teremos prazer em te ajudar!