Você processa uma pessoa por algum motivo. Você ganha o processo e a pessoa processada é obrigada a pagar um valor determinado. No entanto, ele não possui recursos líquidos para quitar essa dívida determinada pelo sistema judiciário. Como uma opção, a pessoa processada alega ter um imóvel de valor suficiente para lhe pagar. Nesse caso, para fazer uma avaliação de imóveis e determinar o valor do imóvel, um perito em avaliação de imóveis é chamado.
Esse é um dos papéis de um perito em avaliação de imóveis, interceder diante um processo para quitação de dívidas impostas pelo poder judiciária, em uma situação que envolva uma penitência em meio a pagamento. Para entender um pouco mais sobre o que é um perito em avaliação de imóveis, leia este artigo até o fim com atenção.
Como ser um perito
Um profissional em perícia de avaliação de imóveis deve ter uma formação especializada e aprovada em todos os órgãos reguladores dessa área. Para começar, esse perito deve ter formação como corretor de imóveis, engenheiro ou arquiteto e ser devidamente cadastrado no Creci, Crea, CNAI e no COFECI. Tudo isso e ainda deve possuir uma especialização na área.
Onde o perito em avaliação de imóveis atua?
Esse perito pode atuar em uma avaliação de imóveis tanto em processos jurídicos, quanto para pessoas físicas que pagam por um trabalho particular. Além disso, pode fazer parte de um empresas particulares e consórcios imobiliários. Também podem prestar serviços para órgãos públicos em geral e prefeituras.
Dentre os trabalhos que um perito pode atuar, estão relacionados alguns casos em que, normalmente, são chamados, solicitados:
-
Desapropriações: casos como esse são acionados pelo poder judiciário para determinar dívidas cujo o residente pode negociar para manter-se na casa ou desapropriá-la,
-
Reintegração e Manutenção de Posse: a pessoa tem um terreno invadido. Para pedir reintegração, ele deve entrar num processo com um laudo de avaliação de imóveis. Para isso, um perito é convocado.
-
Indenizatórias: em casos cuja propriedade é usada para indenizar alguém que vence um processo judicial que pode ser por vários motivos.
-
Vistorias: um perito é convocado por parte de uma empresa, corretora de imóveis entre outros para avaliar o estado da propriedade e gerar uma certificação de bom estado do imóvel ou não.
-
Usucapião: para dar valor ao direito de usucapião, um perito é convocado para elaborar um laudo de integração de propriedade.
Onde encontrar um perito
Para encontrar profissionais especialistas em avaliação de imóveis basta encontrar uma empresa de consultoria, como a LEAD, que você encontrará profissionais muito bem qualificados para suprir qualquer problema que tenha em relação à avaliação de imóveis. Caso ainda tenha alguma dúvida quanto a essa profissão, deixe nos comentários. Compartilhe esse artigo com pessoas que queiram conhecer um pouco mais essa área.