O assunto mais abordado atualmente é sobre o valor de patrimônio na hora de investir em fundos imobiliários. Sendo assim, é importante compreender o que é avaliação patrimonial e, ainda mais, qual é a sua importância. Quer saber mais? Siga com o texto!
Afinal, o que é avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário?
Ela é quem determina os valores reais e atuais dos bens de um fundo, dessa forma, estabelecendo o preço total de um patrimônio. Ainda é importante ressaltar, que essa etapa do controle patrimonial é o que possibilita a adequação da organização às exigências fiscais e contábeis.
Esse valor patrimonial é um indicador útil para quem investe em fundos de investimento imobiliário, já que tem a expectativa de rendimento através de aluguéis. A principal meta dessa prática é demonstrar a sua atual situação patrimonial, ajudando a descobrir quanto valem os bens pertencentes ao fundo no mercado.
Outros diferenciais da avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário
Quando uma avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário é realizada, ela contribui para a tomada de decisões assertivas, como nos casos a seguir:
-
Compra e venda;
-
Locação;
-
Fusão;
-
Financiamento;
-
Dentre outros.
Como é realizada a avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário?
A avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário é realizada através de um procedimento técnico de mensuração, que segue as regras do Comitê de Pronunciamento Contábeis. O resultado dessa avaliação é divulgado através de laudos.
Etapas que devem ser seguidas em uma avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário
Para que as etapas sejam realizadas de maneira adequada, são necessárias que sejam seguidas três avaliações diferentes. No caso, a identificação do custo de reposição, identificação do valor justo e identificação do valor residual.
-
Identificação do custo de reposição: ela segue a norma técnica que rege a avaliação de imóvel para fundo de investimento, o custo dever ser resumido como um gasto necessário para reproduzir um bem sem considerar eventual depreciação;
-
Identificação de valor justo: a segunda etapa definirá o valor real dos bens no mercado atual, seguindo critérios definidos. Para se ter uma ideia, o valor justo é basicamente o que será recebido na venda de um ativo ou liquidação de passivo entre dois participantes;
-
Identificação do valor residual: essa é a última etapa. Nela será checado o valor residual que está ligado com a expectativa de um dinheiro a receber no fim da vida útil econômica do ativo. Sendo que em alguns casos, pode ser considerado nulo, já que vai variar com o bem patrimonial em questão.
Para saber mais sobre avaliação de imóvel para fundos de investimento imobiliário, entre em contato conosco através do nosso formulário abaixo!