O processo de avaliação de imóvel para garantias bancárias, seja para financiamento, hipoteca ou penhor mercantil são bem normais, ainda mais quando o procedimento envolve uma casa ou apartamento. Existem outros tipos de avaliação, mas vamos nos ater ao mercado imobiliário. Então, vamos entender sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias?
O que é avaliação de imóvel para garantias bancárias?
A avaliação de imóvel é um procedimento no qual um avaliador devidamente habilitado (corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos ou agrônomos) elabora um laudo com avaliação para um específico fim. Esse documento seguirá todas as normas técnicas e metodologias determinadas pela ABTN, IBAPE e INMETRO.
Por que devo solicitar um lado de avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Como garantia da operação, as instituições financeiras concedem um financiamento, mas em muitos casos, exigem do tomador algum bem como garantia. O laudo de avaliação de imóvel para garantias bancárias tem o objetivo de demonstrar, através de um trabalho técnico de engenharia, o valor daquela propriedade.
Quais são as etapas para avaliação de imóvel para garantias bancárias?
São cinco etapas para a avaliação de imóvel para garantias bancárias, conforme os tópicos abaixo:
-
Análise da documentação: há a verificação da documentação básica do imóvel (como registro, IPTU, plantas da propriedade).
-
Vistoria física: é realizado um levantamento, com verificação das condições de uso do imóvel, do padrão construtivo, da localização, dentre outras questões.
-
Coleta de dados: pesquisa do mercado imobiliário para levantar o valor de propriedades na mesma região, com coleta de amostras e para posterior tratamento de dados.
-
Avaliação: será feita uma definição do método de avaliação mais adequado para cada situação (comparativo, evolutivo, involutivo, inferência estatística ou conjugação de mais de um método) e elaboração dos cálculos.
-
Elaboração do laudo: fazer o documento de avaliação com valor de mercado e valor de liquidação forçada, estabelecidas por condições específicas, como, por exemplo, liquidez do imóvel, momento da economia e futuro.
Qual é a validade dos laudos para avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Para um laudo de avaliação de imóvel para garantias bancárias ser válido, ele necessita ser feito por um profissional devidamente habilitado e registrado nos órgãos competentes. Claro que ele deve seguir as boas práticas, além de respeitar integralmente as normas técnicas vigentes de avaliação. Seguindo às particularidades de cada avaliação, o objetivo do laudo deve ser explicitamente registrado, apenas válido para essa finalidade.
Para saber mais sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias
Quer saber mais sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias? Entre em contato conosco, através do nosso formulário abaixo!