A avaliação de imóveis é importante em vários momentos, já que as mudanças ocorridas no país podem interferir diretamente no mercado imobiliário. Os valores de casas e apartamentos mudam muito o seu valor, dificultando o proprietário saber o valor certo. Diferentemente de um produto de consumo recorrente, a oscilação nos valores dos imóveis para compra, venda ou locação tendem a resultar em grandes somas. Por isso que estimar o preço correto é fundamental para o investidor, proprietário e morador de imóvel. Então, recorrer a avaliação imobiliária para venda é preciso e além de estar sempre atualizado com comparativos eficientes. Vamos entender mais sobre avaliação imobiliária para venda?
Avaliação imobiliária para venda: como avaliar um imóvel?
Tantos aspectos emocionais como racionais podem influenciar a simulação no valor do imóvel. Mas existem cinco pontos que são sempre relevantes nessa tarefa.
- Estrutura: Metragem e distribuição de cômodos são muito importantes no quesito estrutura. Mas o que determina na avaliação imobiliária para venda são segurança e um excelente planejamento, já que precisar haver alterações no imóvel, estas serão fáceis de serem realizadas.
- Estado de conservação: A idade pode ser considerada um fator depreciativo, mas, com certeza, uma excelente conservação pode elevar o custo do imóvel.
- Localização: É considerado um dos fatores mais cruciais para depreciação ou valorização na avaliação imobiliária para venda. Para uma melhor compreensão, veja o exemplo: duas propriedades são exatamente iguais. Uma está localizada em um bairro nobre ou próximo as áreas comerciais, enquanto outra, o bairro tem alto índices de criminalidade ou é afastada demais do centro.
- Documentação: Se os documentos de registro do imóvel não estiverem “em ordem”, a avaliação imobiliária para venda pode desvalorizar o preço, uma vez que tornará a transação inviável.
- Facilidades: Escolas, universidades, hospitais, acesso fácil a transporte público de qualidade, shoppings, podem valorizar o valor de uma propriedade. O contrário também é possível, caso haja atração de públicos indesejados, já que podem acabar depreciando o valor no momento da avaliação imobiliária para venda.
Quem pode fazer a avaliação imobiliária para venda?
Qualquer corretor pode fazer esse procedimento de avaliação, desde que tenha seu registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóvel). Mas em casos de laudos, ou seja, na documentação toda por escrito, o corretor deve ter o título de avaliador imobiliário no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI). Além disso, engenheiros, arquitetos e agrônomos também podem fazer a avaliação imobiliária para venda, desde que também tenham seus registros em dia.
Para saber mais...
Quer saber mais sobre avaliação imobiliária para venda? Deixe sua pergunta no formulário!