Sempre que um imóvel fica disponível para vendas, independentemente da razão, é feito um levantamento do valor patrimonial do mesmo antes de estabelecer seu preço de venda. Na avaliação de imóveis por método evolutivo, esse bem tem seu valor de mercado determinado diante o custo dele e o fator comercialização. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre método de avaliação de imóveis.
A avaliação de imóveis por método evolutivo
Segundo a NBR (Norma Brasileira de Avaliação de Bens) número 14653-1, de 2019, item 7.2.1 que diz: “identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização”., para realizar a avaliação de imóveis você precisa passar por alguns procedimentos, levantamentos para depois estabelecer um preço de mercado.
Um desses procedimentos é a avaliação do valor do terreno do imóvel. Antes de mais nada, deve-se identificar, por meio de comparação de imóveis na região, assim como o custo e a qualidade de vida do local, determinados pela acessibilidade a parques, hospitais e escolas, por exemplo, para determinar o valor do metro quadrado da região e, consequentemente, o custo do metro quadrado do terreno. Essa é a primeira etapa para uma avaliação de imóveis de método evolutivo.
Já com o valor de metro quadrado do terreno estabelecido, para dar continuidade à avaliação de imóveis pelo método evolutivo, a segunda etapa será a de fazer o levantamento do custo de construção. Nesse quesito, o ideal é lidar com especialistas em consultoria como a LEAD. Ela conseguirá fazer um levantamento preciso do valor da casa, apartamento, escola entre outros. Com uma consultoria de ponta, nada passará despercebido por eles, e a qualidade sempre será garantida.
Passadas essas duas etapas, una esses valores ao valor de comercialização. Nesse caso, faça uma avaliação de imóveis pelo método comparativo dessa vez, comparando os imóveis que estão à venda das redondezas que sejam similares ao imóvel em questão. Quando tiver todos esses valores, daí sim será possível estabelecer um valor de venda do imóvel.
Você acha que esse método é adequado para a sua necessidade?
Em resumo, para a avaliação de imóveis pelo método evolutivo, será necessário que você faça a soma do valor do terreno, que pode ser identificado pelo método comparativo direto, com o valor da construção, que pode ser estabelecido pelo método de quantificação do custo, o custo de rendição, multiplicado pelo fator comercialização.
Por fim, com esses fatores muito bem estabelecidos a sintetização do valor de mercado de um imóvel é, enfim, determinada.