A partir do momento que a gente se apaixona e decide morar junto, nunca passa pela nossa cabeça que esse relacionamento vai chegar ao fim. Mas quando isso ocorre, surgem muitas dúvidas, conflitos e, especialmente, gastos inesperados. A grande questão quando um relacionamento termina está ligada à partilha de imóveis, já que há muita gente que desconhece que os direitos e deveres são exatamente os mesmos de um casamento civil. Quer entender mais como funciona a avaliação de imóveis para partilha de bens no caso de uma relação estável? Continue lendo o artigo preparado exatamente com essa finalidade!
Relacionamento estável e direitos
Por exemplo, se não houver um documento lavrado em cartório, o que entra em vigor é o regime de comunhão parcial de bens, ou seja, cada um fica com o patrimônio que tinha adquirido antes da união. Já no caso do que já o que foi comprado durante o relacionamento, deve ser dividido igualmente 50% para cada um dos ex-cônjuges.
Como proceder para avaliação de imóveis para partilha de bens?
Para evitar possíveis conflitos na definição do valor do imóvel, o ideal é encontrar uma solução, que nesse caso seria a contratação de um profissional especializado para definir o valor da propriedade. Outro ponto importante é entender bastante sobre o mercado imobiliário.
Quem são os profissionais indicados para fazer a avaliação de imóveis para partilha de bens?
O profissional mais indicado para essa tarefa é o corretor de imóveis, devidamente registrado no CRECI e especialista nesse tipo de atividade. Ele usará o método comparativo direto de dados, emitindo um documento chamado de PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).
Como é feito o laudo da avaliação de imóveis para partilha de bens?
Antes de iniciar o laudo, o corretor de imóveis fará uma visita à propriedade para conhecer suas particularidades. Como, por exemplo, a região onde o imóvel se encontra, realizando pesquisas para compreender mais quais são os imóveis que serão usados como amostra para uma comparação. Após a finalização desse trabalho, ele conseguirá chegar a um valor certo ao bem avaliado.
A importância da avaliação de imóveis para partilha de bens
Toda a pesquisa e o cálculo geram muito conteúdo, presentes em seu PTAM, ou seja, no Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Por isso, lembre-se sempre da importância da contratação desse profissional, já que ele não está envolto no conflito e sim totalmente isento.
Quer saber mais sobre avaliação de imóveis para partilha de bens? Entre em contato conosco, através do nosso formulário abaixo!