Está à procura de uma empresa especializada em avaliação de imóveis? Pois bem, encontrar uma organização confiável não é uma tarefa tão fácil quanto se espera. No mercado, atualmente, há diversas empresas que prestam serviços desse tipo, mas grande parte delas são intermediárias, logo os valores estão ligados aos fatores internos. Quer saber como decidir pela empresa certa? Acompanhe este artigo até o final!
Ao que devo me ater no momento de escolher uma empresa especializada em avaliação de imóveis?
A melhor forma para saber se uma empresa especializada em avaliação de imóveis é de confiança é estar atento aos aspectos adotados por ela na hora de fazer o orçamento, especialmente quando há taxas incluídas.
Porém, se ela oferecer uma “avaliação gratuita”, pode ter certeza de que isso é um indício que esse preço estará embutido no valor final da avaliação, prática não recomendada e muito menos honesta.
Outra informação relevante é conhecer o histórico da empresa especializada em avaliação de imóveis, tais como:
-
Sua carteira de clientes;
-
Opiniões a respeito dela nas redes sociais e em sites especializados;
-
Quais são os profissionais que fazem parte da empresa;
-
Quais são as normas regulatórias ela segue;
-
Se ela está cadastrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
Estes são alguns dos dados que podem te guiar no momento de escolher uma empresa especializada em avaliação de imóveis.
Quais são os critérios usados por empresa especializada em avaliação de imóveis?
Há vários critérios que devem ser levados em conta pelos especialistas no momento de avaliar os imóveis. Enumeramos os principais deles:
-
Localização;
-
Vizinhança;
-
Barulhos externos;
-
Estrutura interna do imóvel;
-
Segurança;
-
Facilidade na transação;
-
Estrutura externa;
-
Dentre outras.
Quais são os métodos usados pela empresa especializada em avaliação de imóvel?
Assim como existem diversos critérios a serem considerados na avaliação de imóveis, também são inúmeros os métodos usados pelos profissionais do mercado. De qualquer forma, o avaliador deve optar pela melhor forma para fazer uso dessas categorias, veja mais sobre elas abaixo:
-
Método evolutivo: esse é o mais indicado na avaliação de imóveis urbanos. Ele é considerado a partir do cálculo do valor do terreno e de suas benfeitorias;
-
Método involutivo: usado na avaliação de terrenos fora do comum. Nesse caso, é feito um estudo de viabilidade técnico e econômico do valor do terreno bruto;
-
Método comparativo: é o mais conhecido. Nessa avaliação é feita uma comparação com os dados do mercado que se aproximem da realidade daquele imóvel, como, por exemplo, mesmo número de quartos, dentre outras opções.
Para saber mais sobre empresa especializada em avaliação imobiliária, entre em contato conosco através do formulário abaixo!