Em casos de herança, é difícil saber todos os trâmites que acompanham um imóvel que esteja em litígio por conta de partilha de bens. O importante é que mesmo sendo uma compra ou a venda de um imóvel, o inventário é um processo feito com a finalidade de transferir bens para herdeiros após o falecimento do proprietário do imóvel. Quer entender mais sobre a avaliação imobiliária para partilha de bens em caso de herança? Continue com a gente, lendo o artigo a seguir!
Entendendo a diferença entre inventários
Há dois tipos diferentes de inventário: o judicial e o extrajudicial. No primeiro, existe a distribuição equitativa dos bens entre herdeiros e cônjuge. Já no inventário extrajudicial, não depende do Poder Judiciário, o que exige alguns pré-requisitos para sua liberação, não podendo um dos herdeiros ser menor de idade ou incapaz.
Como é realizada a avaliação imobiliária para partilha de bens?
Primeiro, é importante destacar a diferença entre preço e valor no momento de fazer uma avaliação de imóvel. O preço é referente à quantia monetária, ou seja, quanto se paga realmente no imóvel.
Já o valor é referente ao próprio imóvel. Este depende apenas das suas características físicas, como o padrão construtivo, a localização, o estado de conservação, das variáveis de mercado, das técnicas utilizadas para sua avaliação, dentre outras.
Pela situação ser conflituosa, o momento da partilha de bens costuma ser um dos mais emblemáticos na divisão de imóveis. Por conta disso, o suporte técnico e a avaliação realizada por um especialista são muito importantes para que o processo transcorra de forma transparente, ficando claro que a partilha foi baseada em avaliações justas.
Como é feito a avaliação imobiliária para partilha de bens para os herdeiros?
O registro do nome dos herdeiros é feito na primeira fase do procedimento, em cartório. No entanto, a avaliação do imóvel levará em consideração critérios ligados aos níveis mercadológicos e técnicos, que podem ser definidos pelo banco, imobiliária ou proprietários do bem.
Quem faz a avaliação imobiliária para partilha de bens de um inventário?
Os laudos podem ser emitidos por arquitetos, engenheiros e agrônomos. Eles avaliarão características bem definidas, como, por exemplo:
-
Quantidade de cômodos;
-
Metragem do imóvel;
-
Idade;
-
Estado de conservação do imóvel;
-
Zoneamento da área;
-
Questões de localização, como facilidades a transporte;
-
Dentre outros.
Para saber mais sobre avaliação imobiliária para partilha de bens, entre em contato conosco através do nosso formulário abaixo!