No âmbito geral, a avaliação de imóveis é feita de várias formas, mas com métodos, cálculos e fatores específicos que são fundamentais. Tudo isso seguindo uma ordem normativa sob a qual os corretores, engenheiros e arquitetos se norteiam para determinar o valor de um imóvel.
Embora haja tantas maneiras para realizar essa avaliação, muitos fatores dentre esses métodos são similares, padrões. Portanto, para deixar você mais ciente quanto à avaliação de imóveis que pode ocorrer em seu imóvel ou mesmo para compreender o valor de um bem que pretende adquirir, aqui vão alguns dos fatores que são comuns nesse tipo de análise mercadológica.
Localização
A localização é um fator muito relevante no momento em que se realiza a avaliação de imóveis. Esse fator é um dos que mais podem alterar o valor do imóvel. Isso ocorre por conta da variação de inúmeros aspectos que podem valorizar ou não o imóvel.
No caso de uma região muito deserta, com poucas casas, como um loteamento novo em uma região não desenvolvida, o valor de um terreno, por exemplo, será baixíssimo. Agora, diante um terreno de mesmo tamanho, localizado no centro de uma grande capital, terá um valor aumentado de maneira exponencial.
Acessibilidade
Apesar de se assemelhar muito com a localização, que é um fator chave, a acessibilidade tem um peso grande na avaliação de imóveis. Independentemente de onde for a localização de seu imóvel, se ele tiver acesso a locais prioritários quanto à qualidade de vida, o imóvel terá um valor mais alto.
Supondo que haja um terreno numa área que acaba de ser loteada. Mesmo sendo afastada do centro, se ela tiver acesso fácil a um hospital, uma escola, uma via com comércio local e transporte público, esse imóvel terá valor agregado por conta de sua acessibilidade. Esse aspecto fará com que o preço de mercado seja mais alto quando a avaliação de imóveis for feita.
Custos Extras
Outro fator que pode aumentar o valor de um bem numa avaliação de imóveis é o custo extra a ser gasto após a compra do imóvel. Veja essas duas situações:
-
Primeiro exemplo: você comprou um apartamento na planta. Ele ainda está sendo construído. Quando você receber a chave para morar, nem tudo estará finalizado. No entanto, esse custo não será mais da empreiteira, mas sim dos condôminos. Isso gerará um custo adicional chamado “fundo de despesas do prédio”, algo corriqueiro, para finalizar alguns aspectos. Isso deixará o imóvel bem mais barato.
-
Segundo exemplo: se for um condomínio já estruturado, sem necessidade de reformas ou finalização de obras, com um todos os equipamentos devidamente revisados. Mesmo sendo um imóvel idêntico, de uma mesma empreiteira, o valor deste imóvel será bem maior.
No primeiro exemplo, apesar de ter comprado o imóvel, você terá que arcar com custos extras além dos valores padrões cobrados. Enquanto no segundo caso nenhum valor será adicionado à sua aquisição.
Faça uma escolha consciente
Um ótimo método para encontrar um imóvel é buscar uma consultoria com profissionais qualificados em avaliação de imóveis como a LEAD. Portanto, antes de pesquisar por conta, tentar entender como tudo isso funciona e como é determinado o valor de um imóvel, busque um profissional qualificado que te ajude a fazer a escolha certa.