Para começar, entenda que a avaliação de imóveis feita por um corretor, um arquiteto ou um engenheiro, normalmente tem o objetivo de identificar o valor de mercado do imóvel. Já o perito tem a função de determinar o valor real do imóvel, independente da alta ou baixa do mercado imobiliário. Ficou um pouco confuso? Continue a ler este artigo que você entenderá melhor essa diferença.
Para deixar um pouco mais claro, um perito normalmente atua como um auditor. Para isso, ele precisa ser um especialista na área de avaliação de imóveis devidamente certificado. Pode ser atribuído como auxiliar de juízo em processos cujo valor do imóvel é necessário para definição da causa em questão.
Quando é chamado o perito de avaliação de imóveis
Um perito é convocado pelo poder judiciário em inúmeros processos que envolvam a necessidade de estabelecer um valor real da propriedade de uma das partes. Em alguns casos, ele pode ser convocado tanto pelos advogados, quanto pelo próprio fórum. As partes do processo normalmente não têm opção de escolha quanto ao perito de avaliação de imóveis, pois ele deve ser sempre imparcial.
Como um perito atua
Uma vez convocado, o perito de avaliação de imóveis deve realizar um laudo de avaliação de bens de acordo com as técnicas normativas de avaliação de imóveis cuja lei que determina essas normas é a NBR 14653.
Neste laudo, ele deve estar descrito a avaliação do imóvel de acordo com um dos métodos utilizados e aprovados pela da ABNT (associação brasileira de normas técnicas), órgão responsável pela regularização da nbr 14653, que determina a possibilidade de apenas cinco métodos:
-
Método comparativo de dados 1 de mercado com a organização, por fatores,
-
Método comparativo direto de dados de mercado como organização, por inferência estática,
-
Método involutivo,
-
Método evolutivo,
-
Método da capitalização de renda.
Depois de ter justificado o método utilizado, o perito de avaliação de imóveis determina o valor real da propriedade, considerando alguns pontos que, às vezes, não são considerados pelo corretor, engenheiro ou arquiteto. Esses pontos têm a ver com as condições da área construída, a necessidade ou não de reformas e manutenção, idade da propriedade entre outros fatores mais técnicos para um laudo processual.
Perito ou corretor de imóveis
Tanto faz o profissional que você for procurar para elaborar um laudo de avaliação de imóveis. Um perito, como mostrado anteriormente, tem alguns cuidados a mais para estabelecer diante um processo judiciário, já um corretor, o engenheiro ou arquiteto vão estabelecer similaridades e diferenças entre outros imóveis da região e vão estabelecer o valor de mercado da propriedade.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, e entendeu onde e como trabalha um perito de avaliação de imóveis, caso precise encontrar um profissional qualificado, entre em contato com a LEAD. Essa é uma empresa que garante uma qualidade ímpar nos corretores e também tem à disposição especialistas para que possam te ajudar.