Há algumas formas de avaliar o valor do seu imóvel. Caso você queira um valor mais preciso, existe opções mais apuradas e detalhadas. Porém, existem alternativas mais superficiais caso você queira apenas ter uma noção do preço da sua casa. De qualquer forma, você quer entender mais como é feita uma avaliação imobiliária para venda? Leia abaixo para saber mais como precificar seu imóvel!
1- O que é avaliação imobiliária para venda?
A avaliação de imobiliária para venda é um processo necessário tanto para a venda ou a compra de casas e apartamentos. É através desse procedimento que o valor real do imóvel é definido com assertividade, seguindo todas as normas, critérios e condições.
2- Quem pode fazer a avaliação imobiliária para venda?
Se você necessita definir um valor para sua propriedade com o objetivo de vendê-la, a melhor opção é a consulta de um corretor de imóveis. Normalmente, quando um imóvel é colocado à venda em uma imobiliária, é muito comum que exista a avaliação imobiliária para venda e não existe um valor cobrado por esse serviço. Além do corretor de imóveis com registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), engenheiros, arquitetos ou agrônomos com registros em suas classes, podem fazer a avaliação imobiliária para venda.
3- A avaliação imobiliária para venda pode ser cobrada?
Sim, no caso do corretor de imóveis, quando o proprietário opta apenas pela consulta para essa avaliação, o avaliador cobrará um valor por isso. No caso de outros profissionais, também existe um preço pela realização do serviço, a depender da tabela de cada classe, assim como o serviço for prestado.
4- Como a avaliação imobiliária para venda é feita?
Em alguns casos, os corretores vão à propriedade e sugerem um valor ao dono, apenas de forma verbal. Você tem a opção de solicitar a avaliação documentada, que se chama “parecer técnico de avaliação mercadológica”. O parecer pode ser definido como um documento que fornece o valor para o imóvel e explica em detalhes porque foi determinado aquele preço. Há dados sobre a estrutura do imóvel, comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região, além de informações sobre zoneamento, infraestrutura e de mobilidade urbana.
Existe a dúvida se qualquer corretor pode opinar sobre o valor. Sim, o opinar pode ser feito, mas para elaborar o laudo técnico, o profissional precisa ter o título de avaliador imobiliário, garantido apenas a corretores com diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária concedido por cursos do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Para saber mais sobre avaliação imobiliária para venda
Quer saber mais? Entre em contato conosco, através do nosso formulário abaixo!