Avaliação imobiliária judicial: A segurança que você precisa!
Sabe-se que a avaliação de imóveis é feita para chegar a um determinado valor que esteja compatível ao mercado imobiliário, seja qual for a tipologia do seu segmento, casas, apartamentos, terrenos, loteamentos, complexos mistos, imóveis industriais, comerciais ou até mesmo rurais, hotéis, hospitais, instituições de ensino, entre outros.
Para que se obtenha o real valor e compatível de um imóvel, é indispensável que a avaliação seja feita por um profissional qualificado e competente, por isso é imposto que os avaliadores obtenham conhecimentos específicos e técnicos, dessa forma eles possuirão preparo para garantir a confiabilidade do preço estipulado as pessoas que o necessitam.
O que muitos não sabem é que esse serviço é denominado como avaliação imobiliária judicial, já que se é feito por determinação de um juiz em um processo judicial. Ao se deparar com uma causa na qual há imóveis em seu envolvimento, um juiz precisa nomear um perito, chamado de perito judicial, para prestar esse serviço.
Qual a importância da avaliação imobiliária judicial?
Existe uma série de ocasiões na qual a avaliação imobiliária judicial se faz importante, podendo ser para:
- Determinar valor de liquidação;
- Estipular o valor para seguros;
- Possuir garantias;
- Fazer atualização patrimonial;
- Realizar o planejamento tributário;
- Analisar os portfólios imobiliários;
- Estabelecer a reestruturação societária;
- Definir valores locativos;
- Absorver prejuízos que foram acumulados;
- Apontar o saldo de vida útil;
- Estabelecer os custos para objetivos gerenciais;
- Apontar os valores liquidados;
- Realizar partilhas e inventários;
- Propiciar indenizações;
- Fazer a cotação para compra e venda;
- Estruturar a regularização do imóvel;
- Acompanhar a perícia;
- Desapropriar imóveis;
- Acompanhar as disputas judiciais;
- Dar assistência técnica aos advogados;
- Conduzir intervenções expropriatórias com objetivo de desapropriação.
Diante de inúmeras possibilidades de realização da avaliação imobiliária judicial, é possível perceber a sua forma de adquirir segurança jurídica em relação a contratação, seja ela em negociações mais simples quanto em decisões do magistrado nos processos que estão sob sua responsabilidade. A avaliação imobiliária judicial orienta tanto pessoas físicas quanto jurídicas em contratos secundários, de compra e venda e até de financiamento imobiliário, contribuindo também para a realização de acordos extrajudiciais, resolução de embate de forma consensual e eficiente entre os litigantes, que são aqueles que participam do processo.
Com quem devo realizar a avaliação imobiliária judicial?
O primeiro e principal passo é contar com os serviços de um profissional qualificado para realizar a avaliação imobiliária judicial, esse você encontra a sua disposição na LEAD Avaliação e Consultoria, uma empresa referência dentro do ramo do mercado imobiliário, sendo capaz de te auxiliar com êxito em qualquer questão dessa área.
Para maiores informações, entre em contato conosco da LEAD através do número de telefone (11) 5041-0505. Aguardamos o seu contato!