Avaliação de Máquinas

e Equipamentos

As avaliações de bens imóveis são baseadas principalmente nas especificações da norma NBR 14653- 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral (ABNT), além de seguir diretrizes da Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

A avaliação de bens móveis apresenta sinergia com a avaliação imobiliária, uma vez que diversos conceitos e metodologias são semelhantes.

O controle eficiente dos ativos imobilizados, móveis e imóveis, viabiliza empréstimos e financiamentos com garantia , facilitam a contratação de seguros, e melhora o planejamento tributário, com dados baseados em valores reais e justos, além de suportar decisões estratégicas, como fusões, cisões, aquisições e transações comerciais. A avaliação de bens também auxilia na obtenção de certificações de qualidade, como a ISO 9000, que podem trazer inúmeras vantagens para sua operação.

Um dos principais motivos que levam a necessidade da avaliação de bens móveis, como máquinas e equipamentos é o atendimento a determinações fiscais e a o atendimento de resoluções normativas. A avaliação de bens móveis também promove uma gestão patrimonial mais eficiente, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

Heavy Duty Lathe Machinery Operator. Caucasian Metalworking Industry Worker in Front of the Machine.

A seguir, são destacadas algumas das principais finalidades para as quais as avaliações imobiliárias da LEAD são elaboradas:

 Operação de garantia bancária (alienação fiduciária)
 Compra e venda de imóveis com bens móveis agregados
 Avaliação de portfólios
 Empresas em processo de fusão ou aquisição
 Desmobilização de ativos
 Partilha de bens em dissoluções familiares
 Avaliações para fins contábeis
 Avaliações para fins de seguro
 Perícia em processos judiciais
 Atuação como assistente técnico em processos judiciais