As avaliações de bens imóveis são baseadas principalmente nas especificações da norma NBR 14653- 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral (ABNT), além de seguir diretrizes da Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
A avaliação de bens móveis apresenta sinergia com a avaliação imobiliária, uma vez que diversos conceitos e metodologias são semelhantes.
O controle eficiente dos ativos imobilizados, móveis e imóveis, viabiliza empréstimos e financiamentos com garantia , facilitam a contratação de seguros, e melhora o planejamento tributário, com dados baseados em valores reais e justos, além de suportar decisões estratégicas, como fusões, cisões, aquisições e transações comerciais. A avaliação de bens também auxilia na obtenção de certificações de qualidade, como a ISO 9000, que podem trazer inúmeras vantagens para sua operação.
Um dos principais motivos que levam a necessidade da avaliação de bens móveis, como máquinas e equipamentos é o atendimento a determinações fiscais e a o atendimento de resoluções normativas. A avaliação de bens móveis também promove uma gestão patrimonial mais eficiente, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.