Saiba quando é necessário solicitar uma avaliação de imóvel para leilão
Diante das inúmeras dúvidas que podem surgir ao se optar por comprar imóveis, há os casos referentes ao leilão, que corresponde há uma modalidade de negócios ideal para aqueles que desejam investir e adquirir um imóvel por um preço bom. Independente de já se ter ou não proximidade a esse assunto, é sempre necessário entender alguns pontos fundamentais relacionados a esse segmento, visando participar com segurança, evitar problemas e garantir um bom negócio.
O leilão é uma modalidade que se caracteriza como compra de bens, podendo atingir qualquer segmento, seja de imóveis, carros, peças de artes, joias e qualquer outro objeto de valor, ao qual as pessoas se atraem. Os interessados em comprar apresentam lances a partir de um valor mínimo, estipulado previamente.
No caso dos imóveis, é imprescindível a realização de uma avaliação de imóvel para leilão. Através disso, um especialista fica responsável pela elaboração de um laudo de avaliação, que define o valor do bem. Todo esse processo para a avaliação de imóvel para leilão envolve diversos fatores a serem considerados, como localização, estado de conservação apresentado, preço de mercado para imóveis semelhantes, entre outros.
É importante ressaltar que a avaliação de imóvel para leilão determina o valor de mercado, e, geralmente, os bens em questão são arrematados por um montante inferior ao avaliado. Esse caso se faz muito frequente nos Leilões Judiciais, já que a venda através do leilão não tem finalidade de obtenção de lucro.
Quais são os tipos de leilão que possuem necessidade de realizar a avaliação de imóvel para leilão?
Existem dois tipos de leilão, o judicial e o extrajudicial, o fator que os diferencia é a motivação que levou o lote ao leilão. Conheça-os a seguir:
Leilão judicial – Um grande exemplo com ocorrência comum é quando uma propriedade é financiada e o comprador deixa de honrar com as parcelas de seu financiamento, o credor pode recobrar o bem e levá-lo a leilão, com a finalidade de reaver os valores não pagos, expropriando o imóvel do inadimplente. O leilão judicial recebe esse nome por conta da decisão de um juiz, sendo totalmente disciplinado pelo procedimento jurídico.
Leilão extrajudicial – Esse tipo de comercialização pode ocorrer através de qualquer pessoa jurídica ou física, desde que se atenda aos requisitos da empresa escolhida para gerir os leilões.
Faça a avaliação de imóvel para leilão com a LEAD!
Se você está querendo levar um imóvel a leilão ou há essa necessidade devido a alguns fatores, como falta de pagamento, procure a LEAD – Avaliação e Consultoria. Aqui nós trabalhamos com o extenso know-how dos nossos colaboradores, que possuem ampla experiência em diversos segmentos imobiliários, inclusive em avaliação de imóvel para leilão.
Para maiores informações, entre em contato conosco através do número (11) 5041-0505. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento!