Solução eficiente ao realizar a avaliação de imóvel para inventário? Conte com a LEAD!
Sempre em casos de falecimento nos quais são deixados bens pelo falecido, é necessário realizar a verificação de quem são as pessoas com direito a ficar com o patrimônio deixado pelo falecido. A forma mais apropriada de regularizar essas situações, é através do procedimento de inventário e partilha, que visa a formalização da transição dos bens do falecido para os seus respectivos sucessores.
Pelo fato de o inventário ser um procedimento judicial ou administrativo, é indispensável a transmissão dos bens aos herdeiros sempre que uma pessoa venha a falecer. Esse procedimento se faz necessário em qualquer que seja a natureza dos bens deixados pela pessoa falecida, sejam imóveis, investimentos ou outros, mas sempre com o propósito de efetuar a divisão correta do patrimônio deixado, independente da sua transmissão ser para herdeiros legais ou testamentários.
No Brasil, nós encontramos dois tipos de inventário à disposição, sendo eles o judicial, que trata da distribuição equitativa dos bens entre os herdeiros e cônjuge, e o extrajudicial, que age em função dos menores de idade ou incapazes para receberem a liberação de um bem.
Como deve ser feito o inventário de imóveis?
Realizar o inventário de qualquer patrimônio é obrigatório, e no caso imobiliário é necessário que se faça o levantamento e a avaliação de imóvel para inventário de cada um dos bens. Embora seja um processo muito burocrático, há agilidade para sua realização.
Quando o inventário solicitado envolve um ou mais imóveis, a repartição é feita com base na propriedade, através da avaliação de imóvel para
inventário que permite-se que esse processo seja realizado de maneira igualitária entre cada um dos herdeiros dos bens em questão. Caso haja mais de um imóvel para realizar a avaliação de imóvel para inventário, e o número de terrenos corresponder ao número de herdeiros, então cada um ficará com uma área caso estas sejam equivalentes em termos financeiros. Se exceder o número, então haverá a repartição entre os mesmos. Quando há um número menor de herdeiros em relação as propriedades, é necessário realizar a divisão
De qual forma é feita a avaliação de imóvel para inventário?
Quando é realizada a avaliação de imóvel para inventário, serão levados em consideração critérios mercadológicos e técnicos para determinar com precisão o seu valor, esses critérios são obtidos mediante pesquisas envolvendo o bem. Cada laudo será emitido por um arquiteto ou engenheiro, que farão a avaliação interna do bem, incluindo a contagem de cômodos, metragem, idade da propriedade, localização, conservação, entre outros.
Onde encontrar o serviço de avaliação de imóvel para inventário?
Com a intenção de facilitar o processo do inventário, a LEAD traz soluções eficientes e customizadas para o mercado imobiliário, tudo isso feito com respeito aos mais rígidos padrões de qualidade que esse segmento exige. E é pensando nessa eficiência, que nós da LEAD disponibilizamos uma equipe de consultoria e avaliação de imóveis especializada e capacitada para auxiliá-lo da melhor forma!