Muita gente tem dúvidas sobre a verdadeira importância da avaliação de imóvel para garantias bancárias. Para conseguir ter uma negociação muito bem-sucedida, instituições financeiras, imobiliárias e construtoras tem uma mesma opinião: esse documento é essencial! Por exemplo, nenhum dos financiamentos, sendo público ou privado, pode ter sequência sem essa avaliação. Para se ter uma ideia, é tão importante esse laudo que ele serve de garantia tanto para as instituições bancárias quanto para o comprador. Porém, como a avaliação de imóvel funciona na prática? Para saber mais, basta continuar lendo esse artigo!
Quais são as vantagens de realizar uma avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Quando um banco quer definir o valor de um imóvel, eles utilizam o laudo de avaliação de imóvel para garantias bancárias. Em quase todas as vezes, o preço obtido do patrimônio é bem menor do que estabelecido pelo mercado. No caso, para quem está comprando pode ser ruim, afinal, durante o financiamento é o valor da avaliação que é considerado. Então, em muitas vezes, o tomador do financiamento necessita arcar com a diferença.
A questão é que o financiamento chega aos 80% do montante, no entanto, esse cálculo tem uma meta: a garantia de que, em uma eventual inadimplência, a instituição financeira tenha uma “margem de segurança” sobre o bem, podendo, inclusive, levá-lo a leilão, evitando prejuízos.
A vantagem de fazer uma avaliação de imóvel para garantias bancárias não é somente para instituição. Na verdade, poderíamos afirmar o contrário, já que com a avaliação pronta, o futuro proprietário tem a segurança de que está comprando um imóvel em excelente estado para residir.
Processo de financiamento
São necessários dois procedimentos junto ao banco para que o financiamento seja concluído:
-
Aprovação de cadastro e crédito: Quando o comprador for buscar a instituição financeira, ele deve fazer um cadastro e entregar todos os documentos exigidos. Na sequência, o banco analisará o cadastro, podendo ou não aprovar o financiamento.
-
Avaliação do imóvel: A organização financeira contrata uma empresa especializada pela emissão do laudo de avaliação de imóvel para garantias bancárias. Essa empresa avaliadora analisará as características do imóvel como:
-
Verificação de estabilidade e solidez estrutural;
-
Condições de habitabilidade, funcionalidade, acessibilidade e salubridade;
-
Estado de conservação e demanda por manutenção;
-
Atendimento às regras municipais;
-
Patologias e vícios construtivos;
-
Dentre outros aspectos.
Também é realizada uma pesquisa de mercado seguindo uma metodologia científica e uma amostragem, determinando a projeção de preço provável para o imóvel avaliado.
Quer entender mais sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias?
Se você tem mais dúvidas sobre avaliação de imóvel para garantias bancárias, basta deixar sua pergunta no formulário!